

AVALIAÇÃO SANITÁRIA

O PROJETO
A proximidade das áreas preservadas com áreas urbanas e rurais vêm possibilitando um contato maior entre as espécies de animais silvestres com os animais domésticos e humanos, esse fator aliado à crise da biodiversidade e à diminuição das espécies, favorece a adaptação de microrganismos causadores de doenças, o que consequentemente pode facilitar o surgimento de novas enfermidades. Além disso, o estabelecimento de doenças infecciosas pode contribuir para a extinção local de várias espécies de animais selvagens, o que por sua vez, também ocasiona a redução das populações de espécies.
Todos esses fatores estão diretamente relacionados ao conceito de Saúde Única, que reconhece a importância do equilíbrio entre a saúde humana, animal e ambiental para que sejam estabelecidas políticas públicas adequadas de prevenção e controle de enfermidades.

Com o objetivo de contribuir com informações sanitárias, necessárias tanto para a promoção de estratégias mais eficazes de conservação de fauna, quanto para o estabelecimento de políticas diretamente ligadas à saúde pública, os pesquisadores da Jaguaracambé vêm desenvolvendo projetos de pesquisa e investigação de agentes infecciosos que podem ser encontrados tanto em animais selvagens, quanto domésticos que circulam em unidades de conservação e áreas preservadas.
Atualmente a OSC Jaguaracambé está executando o segundo ano do projeto de avaliação sanitária de carnívoros em Unidades de Conservação (UCs) do Distrito Federal, por atuação em rede com a Fundação Grupo Esquel Brasil e parceria com a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA do Distrito Federal (SEMA – DF), com financiamento obtido por emenda parlamentar. No primeiro ano foram executadas 8 campanhas de expedição para colheita de amostras biológicas, sendo 2 financiadas por recursos obtidos pela Jaguaracambé. Nessas expedições, houve um total de 10 carnívoros silvestres capturados e 14 carnívoros domésticos, incluindo 13 cães e 1 gato. As UCs trabalhadas foram: Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESEC-AE), Parque Nacional de Brasília (PNB) e Área de Proteção Ambiental (APA) da Cafuringa. Neste trabalho estão sendo realizadas expedições periódicas em UCs do Distrito Federal, com o objetivo de capturar as espécies alvo (Ordem Carnívora), para a colheita de amostras de material biológico, necessários para avaliação clínica e pesquisa diagnóstica de agentes infecciosos.
As capturas foram feitas com todo o cuidado para que não ocorra nenhum tipo de intercorrência com os animais, que são soltos após plena recuperação anestésica, no mesmo local de captura.


APOIE A JAGUARACAMBÉ!
Ajude a desenvolver pesquisas e projetos que tenham como objetivo promover a conservação da biodiversidade.

PIX
Pix: financeiro@jaguaracambe.org.br